Quanta polêmica e quanta desinformação!
Quantas vezes vemos as “giras de esquerda”, super lotadas com pessoas somente interessadas em “pedir” com a crença de que é só pedir, dar e esperar um pouco para receber, como se esses espíritos fossem escravos de seus egoísmos? Quantas vezes ouvimos dizer que Exu tanto faz o mal como o bem e que só depende de quem pede? Isso simplesmente não tem lógica alguma. Se não concorda, me responda o seguinte: Como um Orixá iria “colocar” um Exu como Guardião se ele não fosse confiável? Se ele se “vendesse” por um despacho, por cachaça, bichos, velas e outros absurdos que vemos nas encruzilhadas?
Exu não é idiota nem escravo., Exu é aquele que conhece muito bem os mistérios da magia negra e que já cansou de ter prejuízo com o mal uso do instrumento colocado à sua disposição.
Exu e Pomba Gira são espíritos em busca de evolução e compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus, assim como um espírito de preto-velho ou caboclo. Agora, o que tem de obsessor e quiumba passando-se por Exu ou Pomba Gira é assustador! E a culpa é de quem? Dos médiuns indisciplinados, vaidosos e egoístas! Que usam a sua mediunidade a serviço do próprio ego e do baixo astral!
É importante que fique bem claro que, na Umbanda não há matança de animal, não existe trabalho de amarração e não se fazem trabalhos para trazer a pessoa de volta em tantos dias. Não há milagres, e sim merecimento, através de uma reforma íntima.
Por isso, seja realmente esperto: Fuja correndo de quem cobra por consultas ou trabalhos!
Não existe barganha na espiritualidade superior! Existe na inferior. Se você estiver disposto(a) a pagar o preço, que pague. Mas não diga que foi na Umbanda que você fez esse tipo de coisa. Mesmo que o dono do lugar se diga de Umbanda e você encontre um “Pai no Santo”. Na Umbanda não existe nenhum tipo de cobrança.
Um outro desrespeito, ou equívoco, que se comete contra Exu, é o fato de associá-lo aos malandros de rua, cafetões e pessoas sem caráter ou como um Conde Drácula com sua longa capa preta fazendo trejeitos e vociferando coisas hediondas, como se o médium estivesse manifestando um espírito terrível e vingativo. Essas atitudes não pertencem à cultura de Exu.
Exu é um ser de luz, possuidor de grande astúcia e perspicácia, sabe exatamente como identificar os pontos fracos dos seres humanos e isso não tem nada a ver com malandragem.
Exu em Yorubá significa ESFERA, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim.
Exu é principio de tudo, e junto com o Orixá Ogum é aquele que permite a abertura de todos os caminhos e de todas as passagens. É também a saída de todos os problemas.
Exu é o vigor e a coragem.
Exu é dual, pois é a vitalidade e a desvitalidade; a verdade e a mentira, é esgotador e ativador de carmas.
Exu é o ponto mais obscuro do ser, pois é o nosso próprio interior. É o mais humano dos Mistérios, é o Mistério que mais se humanizou.
Exu escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas.
Exu é fator Revelador, aquele que vê o negativismo dos seres, aquele que sabe e revela tudo, mas não se envolve com nada que não seja permitido pela Lei de Ogum.
Esses atributos é que levam a incompreensão e o temor dos seres humanos em relação a Exu, afinal Ele conhece o lado obscuro dos médiuns e dos consulentes.
Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas, dentre outras: Cemitério, Encruzilhada e Estrada
Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulu (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.
Ex: Sr. João Caveira; Sr. 7 Catacumbas; Sr. 7 Facas; Sr. 7 Ossadas; Sr. Quebra Ossos; D.Maria Quitéria; D.Rosa Caveira, etc….
Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da Estrada, mas também não são tão fechados como os do Cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, são os que chamamos de “Encruza pesada”, enquanto outros se aproximam mais da linha da estrada, “Encruza leve”.
Ex: Sr. Tranca Ruas; Sr. Veludo; Sr. Pinga Fogo; Sr. 7 Encruzilhadas; Sr. Capa Preta; D. Maria Mulambo; D. Maceió; D. 7 Encruzilhadas, etc…
Exus da Estrada: São os mais “brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas “brincadeiras” devem partir SEMPRE do Guia e nunca do consulente. São os Guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo.
Ex: Sr. Tiriri; Sr. Zé Pelintra; D. Rosa Vermelha; D. Maria Padilha, etc.
Que Exu e Pomba Gira possam estar sempre com vocês...
Laroyê Exu, Laroyê Pomba Gira! Nos Ilumine e proteja! Saravá!!!
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