Seguidores dos Guardiões e Guardiães de Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Que Significa Mojubá e Laroiê?



Mojubá é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás e, a estes, leva o pedido dos homens.

Alguns dão o significado da palavra Mojubá como sendo “Apresentando meu humilde respeito”, no entanto, a palavra é comumente utilizada como um título, uma louvação que significa respeito e reconhecimento da grandeza e magnitude da entidade EXU.

Alguns acham que MOJUBÁ significa “REI” ou ainda que Mojubá seja uma saudação, como um comprimento que se faz a quem se tem respeito, a palavra também é utilizada para dizer que a pessoa é respeitada, portanto também faz analogia com outra palavra: "grande".

Na Umbanda usamos esta saudação para Exu e Pomba Gira onde dizemos:

Exu Mojubá ou Exu é Mojubá

Pode se entender por: “Exu eu te saúdo” ou “Exu é Grande, te reverencio”...

No dialeto Yorubá, podemos entender que Mojubá significa “meus respeitos”, sendo escrito da seguinte forma:

Mo jubá = meus respeitos

Aproveitando, vamos entender o que Significa LAROIÊ

  
Laroiê é uma palavra que significa “pessoa muito comunicativa”

Laroiê Exu! = Mensageiro, Exu!

Exu é Mojubá = Exu a vós meus respeitos!

27 comentários:

  1. Laroê exu e exu é mojubá ( salve o senhos dos Caminhos) ou (Salve o Senhor das Estradas(

    ResponderExcluir
  2. Maria Padilha ....Laroé

    ResponderExcluir
  3. Laroye Exú Mojubá !!!
    Obrigado por cuidar de mim e de meus caminhos, família, afetividade amorosa, prosperidade financeira...
    Laroye Exú

    ResponderExcluir
  4. Laroyê exu mojubá !!!Te agradeço "MARIA PADILHA E TRANCA RUA DAS ALMAS"!!!Por td a ajuda!!! ELE É ODORÁ DANDO A SUA GARGALHADA QUEM TEM FÉ É SÓ PEDIR A TRANCA RUA QUE ELE DÁ!!

    ResponderExcluir
  5. laroye exu mojuba,peço proteçao ao senhor TRANCA RUA & DONA MARIA PADILHA que sempre me der proteçao e que me lumine na estrada da vida que sempre levarei o nome de vcs a frente de tudo.

    ResponderExcluir
  6. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
    O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos,

    1 Timóteo 2:5-6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:Comentário completamente desnecessário!Se não gosta da nossa religião respeite,não precisa pregar sua crença aqui (inadequado)...Eu não tenho preconceito com nenhuma religião e crença e acredito que "Deus" não é preconceituoso,me desculpa mas infelizmente muitos crentes são,coisa que não precisa! não tenho nada contra crentes,respeito!Mas sou completamente contra crentes preconceituosos,isso sim!

      Excluir
    2. Se vcs acreditam em Exú e diz q ele traz segurança e protege vcs, que acreditem.Só de uma cosa que eu acredito em Único Deus Todo poderoso o nome dEle é JESUS CRISTO
      Eu não tenho preconceito com religião alguma pode ser budista, catolicos, ateus, pode ser da umbanda.........Pode ser o que quizer só de uma coisa que cada ser humanos vai prestar conta com DEUS no juízo final isso a biblia diz claramente e se vcs nao quiserem acreditar, não acreditem, com todo respeito PROBLEMA É DE VCS e me ignore
      Mas se acreditarem, saiba de uma coisa que Jesus ama todos vcs seja qualquer um de vcs seja crentes,prostitutas, assassinos, estrupadores,bruxos,macombeiros,ateus,budistas,adventistas,ateus,crentes ou não crentes ou sem religiôes e Ele quer salvar todos vcs, Ele só ta esperando você dizer ´´Sim`` pra Ele

      Excluir
    3. Deus é único e onipotente!
      Criou os Orixás (nossa crença), pois em cada um deles existe esse Deus de TODA a humanidade...
      Jesus Cristo o filho de Deus (obs: não é e nunca foi Deus foi e é seu filho), saudado por nós, foi um médium supremo, semeou a paz entre os homens, o amor... Derramou seu santo sangue por nós. ..

      Excluir
    4. se o cara não gosta da Umbanda, o que veio fazer aqui? Que cômico... kkkkkk....

      Excluir
    5. o cara não respeita a religião das pessoas, so entrou aqui p desrespeita, pq entrou nesta pagina da web!! os crentes sempre querem julgar as pessoas é um q é Deus

      Excluir
    6. Esse tal deus todo poderoso não diz: "Amar ao próximo como a ti mesmo"? Amar não implica respeito? Então sr. anónimo, que tal começar a seguir aquilo que tanto defende?? É só uma ideia.

      Excluir
    7. Só observo essas pessoas que falam mal da religião. Não passam de hereges e ignorantes. Ama tanto a Deus, diz que Deus ama todos nós, e vocês, crentes, ficam com seus míseros preconceitos. Vocês não passam de uns crentes falsos, hipócritas que não respeitam nem ao próprio Deus. Procurem mais a saber e pensar sobre os seus conceitos insignificantes. Passar bem!

      Excluir
  7. com certeza...ninguem aqui precisa q vc peça redencao..pois ng aqui faz algo errado...laroie exuuu...obrigado por td...

    ResponderExcluir
  8. laroiê exu é mojuba so tenho agradecer e peço que por onde eu andar sempre continua a iluminar os caminhos sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que todos deveriam respeitar as crencas uns dos outros so assim teriamos um mundo mais humanitario pois nen os que se jugam santos merescem estetitulo

      Excluir
  9. Laroiê exu mojubá...Padilha e Tranca Rua das Almas peço que continue iluminando meus caminhos em todas as vertentes.

    ResponderExcluir
  10. Viva a umbanda tb sou mto feliz! Cristo tb vai conosco!

    ResponderExcluir
  11. LoroieTranca ruas e maria padilha agradeco por cuidarem de mim. e por estar em meu canhinho cada vez mais me sinto perto de vcs..

    ResponderExcluir
  12. Laroiê Exu Mojubá... Salve suas forças. Salve a umbanda que é paz e amor...
    Bjus de luz a todos irmãos

    ResponderExcluir
  13. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” joao 8:32

    ResponderExcluir
  14. Lariye tranca rua e maria padilha salve suas forças. Obrigada por cuidar de meus caminhos

    ResponderExcluir
  15. Tenho parentes evangélicos, amigos e trabalho num espaço onde todos os dias lido com pessoas de diversas crenças e lhe falo que, quando mostrarem com atitudes que são verdadeiros praticantes de suas religioes, aceitarei suas palavras como sendo suas verdades, poque hoje ouço pessoas falando de doutrinas que nem mesmos elas acreditam ou vivem, o que tenho visto são pessoas enriquecendo as custa da boa fe alheia e usando seus seguidores.

    ResponderExcluir
  16. Verdade até mesmo aqueles que se acha o tal também é pecador por tanto respeitem suas crenças religiosas etc. Todos nós damos Filhos da Criação de Deus OLORUM sou Umbandistas com orgulho amo tudo que faço om Nanah Shivaya Saravá.

    ResponderExcluir
  17. Como é linda a nossa umabandaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Não haveria luz se não fosse a escuridão...

“Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.”

Allan Kardec.

Liga da Justiça Umbandista

Liga da Justiça Umbandista
O Homem de Bem O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça. Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa. O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam. Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor. Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado. É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado." Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera. Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros. Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões. Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram. O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus. Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz. Allan Kardec.