Seguidores dos Guardiões e Guardiães de Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pomba Gira?



Quando perguntamos a algumas pessoas o que é Pomba Gira, a resposta e a mentalidade no mesmo instante voltam-se para uma figura mundana, prostituída, de vulgaridade, etc., dentre outros termos pejorativos e difames com relação à força e à entidade Pomba Gira.

Muitos afirmam que eram “mulheres da vida“ e que por isso quando baixam nos terreiros devem se “esfregar” e se insinuarem aos homens passando o ar de leviandade. Mas, eu pergunto: Pomba Gira é isso? Pomba Gira é leviana, mundana ou prostituída? Pomba Gira fica realmente se “esfregando” nos homens? A Umbanda com sua estrutura permite isso? Está na hora de colocarmos ordem na casa e principalmente na visão que muitos possuem com relação à estrutura de Pomba Gira.

Pomba Gira é uma entidade de cultos Afros, vem aos nossos terreiros para nos auxiliar, orientar, amparar, aconselhar, etc.. Então, se uma entidade que tem todos estes DESEJOS, será que é mesmo o que falam?

Pomba Gira carrega em seu trono inúmeras qualidades, como o ABISMO ABSOLUTO, o ESGOTAMENTO, a SENSUALIDADE, bem como o DESEJO e é ai, eu acho, que encontramos o problema, O DESEJO.

Com relação aos ABISMOS ABSOLUTOS e seu ESGTOTAMENTO, podemos pedir a esta força que, por exemplo, esgote todas as nossas tormentas, nossas dores, nossos desafetos, nossas descrenças, etc.. Ela possui a força do esgotamento, então quando estamos com excesso de sentimentos negativos, ou sofrendo atuação de uma demanda, podemos pedir ajuda para força de Pomba Gira, pedindo para que se esgote estes sentimentos, que se esgote esta demanda que está atuando negativamente contra você. Ao ABISMO ABSOLUTO podemos entregar as nossas desilusões e decepções pedindo para que continuem em queda e sendo assim não nos prejudique mais.

Agora o assunto mais intrigante. Seria a qualidade que eu acredito ter gerado ou contribuído para a difamação da força, O DESEJO.

Quando falamos de DESEJO e ainda agregando ao mistério Pomba Gira, muitos responderão que é SEXO e, desta forma, eu pergunto: DESEJO e SEXO são sinônimos?

Felizmente não, SEXO e DESEJO não são a mesma coisa.

Pomba Gira carrega o DESEJO, mas vamos parar e pensar no que seria este DESEJO:

Quem não deseja progredir?

Quem não deseja vencer na vida?

Quem não deseja ser Pai ou ser Mãe?

Quem não deseja ter uma vida estável?

Quem não deseja ter uma relação boa com seus familiares, parentes e amigos?

Quem não deseja um bom emprego?

Quem não deseja ser FELIZ?

Quem não deseja ser/ter...?


Acho que agora ficou mais claro. Os caros leitores conseguiram visualizar que o DESEJO está em tudo?

Limitar o DESEJO ao SEXO é algo muito pobre, chegando a ser uma ofensa com relação à força das Moças.

Pomba Gira não carrega o DESEJO sexual, ela carrega a essência do DESEJO. Sem este DESEJO das Moças, nossas atividades e tarefas seriam muito mais difíceis, pois com o DESEJO conseguimos iniciar e finalizar muitas coisas de nossas vidas.

Às vezes eu vejo aquelas incorporações de Pomba Gira, onde os aparelhos bebem garrafas e mais garrafas de espumantes, se insinuam para os homens (da corrente e assistência). Então eu pergunto: Será que realmente é a Entidade, ou será que a(o) médium está com um desejo contido e a máscara da Pomba Gira é colocada na frente e assim temos a quem culpar?

SENSUALIDADE não é SEXUALIDADE e ser Sensual não é ser Sexual. Não é porque as Moças se apresentam com a essência de uma extrema feminilidade, doces e altamente delicadas, que são objetos Sexuais ou a representação de fantasias. Elas expressam puramente uma das formas de Desejo que toda mulher possui e, isso, acaba trazendo uma enorme confusão para muitos que acham que Pomba Gira é sinônimo de prostituição e de sexo, que Pomba Gira é para amarrar ou desunir e é este o ponto de confusão.

Um pequeno conselho para pedir diante de uma moça, uma Senhora Pomba Gira, ou uma Rainha, independente de qual seja o nome ou a graduação, peça para que lhe dê o desejo e o esgotamento, peça o desejo de vencer como ser humano, o desejo de crescer como pessoa e o desejo de ser uma pessoa melhor. Com relação ao esgotamento, peça para esgotar suas fraquezas, esgotar seus sentimentos negativos e esgotar o mal que lhe ronda.

Não é de bom grado deslocar uma força como esta para questionamentos como: “será que o meu marido, namorado ou noivo está me traindo?”, ou “será que ele me ama?”, ou “será que vamos dar certo?”. Vamos pensar, neste instante, como uma Pomba Gira que carrega o desejo e o esgotamento. Ela veio até o terreiro, onde na assistência possuem inúmeras pessoas com problemas de saúde, de emprego, de depressão com a intenção de um suicídio, com trabalhos espirituais negativos, etc., e alguém chega diante de ti (que é uma Pomba Gira no momento) e faz estes tipos de questionamentos, colocando em suas mãos a solução dos problemas que a própria pessoa criou. Como você se sentiria sendo a Pomba Gira? Conseguiram imaginar isso, como elas se sentem? Ela poderia dar um atendimento de esgotamento naquele irmão que está com Câncer, tentando auxiliá-lo no esgotamento da doença ou da dor, ou então para outro irmão lhe dando o Desejo de VIVER necessário para que não cometa um suicídio por depressão. São inúmeras  as possibilidades e atuações das Moças. Ao tomar o seu passe lembre-se disso. Coloque-se no lugar de uma Pomba Gira e faça o seu pedido.


Desejo de Pomba Gira
(por Raquel Carpani – Médium de Umbanda)

Oh Pomba Gira que vem neste terreiro
Oh Pomga-gira venha nos descarregar
Com seu desejo de mulher que nos fascina
Que nos traz vida e nos caminhar

Gira, Gira Pomba Gira
Nos traz suas rosas
Com seu perfume de mulher
Pomba Gira não é mundana
Pomba Gira que emana
O Desejo de vida e o Desejo de vencer

Gira, Gira Pomba Gira
Nos trás suas rosas
Deixando seu perfume no ar
Pomba Gira não é mundana
Pomba Gira que emana
O Desejo de vida e o Desejo de amar

5 comentários:

  1. MUITO IMPORTANTE E ESCLARECEDORA AS PALAVRAS SOBRE POMBA GIRA = A FALTA DE ENTENDIMENTO DO QUE SEJA UMBANDA LEVA A COMPREENSÕES DEFORMADAS = MAS TUDO ISSO É EM RAZÃO DO GRAU ESPIRITUAL DE CADA IRMÃO = A GRANDE MISSÃO DA UMBANDA É PROPORCIONAR A TODOS A OPORTUNIDADE DA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL

    ResponderExcluir
  2. Li os textos acima sobre exu e pomba gira, gostaria de saber por que as imagens retratam sempre sensualidade algumas com figuras demoniacas, se como citado acima elas são espiritos de luz e não espiritos com vivência profana?

    ResponderExcluir
  3. Muitos são os fatores de ainda existirem essas imagens... vc poderá ver melhor neste texto: http://exuepombagiranaumbanda.blogspot.com/2012/01/arquetipo-dos-exus.html

    Muita Paz e Luz em sua Caminhada e que os Guardiões de Umbanda possam te proteger sempre! Saravá!

    ResponderExcluir
  4. Comecei agora a participar da umbanda e ja gosto de participar e começo a emtender mais sobra o que é o qual é a intençao da da religiÃo umbanda que os guardioes continuem protegendo sempre

    ResponderExcluir
  5. frequento centro mas nao me encontrei preciso de ajuda oque eu faço nao tenho mas videncia e nao encorporo mas depois que eu perdi o meu mentor espiritual

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Não haveria luz se não fosse a escuridão...

“Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.”

Allan Kardec.

Liga da Justiça Umbandista

Liga da Justiça Umbandista
O Homem de Bem O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça. Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa. O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam. Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor. Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado. É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado." Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera. Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros. Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões. Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram. O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus. Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz. Allan Kardec.