Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e
compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada “de lado” dentro dos
centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.
Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades
tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares,
duvidar - se muito da existência deles.
Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de
Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação
dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não
aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém
perceba, recebem a sua proteção. Afinal, “se sem
Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda”.
Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma
divindade ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um
“Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável
pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade -
trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê). Sendo
assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força
da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Exu – Mirim” responsável por criar
meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das
pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete
sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim traz situações e
“complicações” para que utilizando o vigor e estimulados possamos vencer essas
situações e evoluirmos como espíritos humanos.
Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá –
Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por
espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o
mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu –
Mirim, formada por “espíritos encantados” ligados a essa divindade regente.
Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.
Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.
Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre
dentro do bom senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de
Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto
dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.
Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como
os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos “Exus - adultos”, demonstrando
seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos
Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha,
Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados
a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao
ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e
Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos
magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de
elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente
misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor
vermelha/preta, etc.
Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar”
a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações
pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e
revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós, “desocultando
-as” e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando
e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos
humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros
guias espirituais não têm.
Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a
caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.
Para aqueles que sentirem-se afim com a força e tiverem respeito, com
certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e
querida como todas as outras.
Laroyê Exu Mirim! Salve sua Força!
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