A SENHORA DA ENCRUZA.
Na Umbanda, a
entidade espiritual que se manifesta incorporada em médiuns está fundamentada
num arquétipo desenvolvido à partir da entidade Bombogira, originária do culto
Angola. Mas ela não se manifesta apenas em mulheres como também nos homens. Nos
cultos tradicionais oriundos da Nigéria não havia a entidade Pomba Gira ou um
Orixá que a fundamentasse. Ela era apenas a parte feminina da personalidade de
Exu. Mas, quando da vinda dos nigerianos para o Brasil (isto por volta de 1800
ou um pouco antes), estes aqui se encontram com outros povos e culturas
religiosas e assimilam a poderosa Bombogira angolana que, muito rapidamente,
conquistou o respeito dos adoradores dos Orixás. Porque sabemos da dualidade
contida na natureza e ela está presente também em Exu.
E com o passar do tempo às formosas e provocativas Bombogira conquistou um grau análogo ao de Exu e muitos passaram a chamá-la de Exu Feminino ou de mulher dele. Na minha visão de Umbanda-Astrológica eu a vejo como a companheira de Exu, a Lilith, a Lua em sua fase negra, mas, de certa forma a outra metade de Exu ou sua natureza feminina é também aceitável. Porque sabemos que todos os seres muito provavelmente se dividiram, mas eram no principio hermafrodita.
E com o passar do tempo às formosas e provocativas Bombogira conquistou um grau análogo ao de Exu e muitos passaram a chamá-la de Exu Feminino ou de mulher dele. Na minha visão de Umbanda-Astrológica eu a vejo como a companheira de Exu, a Lilith, a Lua em sua fase negra, mas, de certa forma a outra metade de Exu ou sua natureza feminina é também aceitável. Porque sabemos que todos os seres muito provavelmente se dividiram, mas eram no principio hermafrodita.
No entanto mesmo se
dividindo resta ainda em cada ser uma parte do outro sexo.
No entanto, Bombogira
marota e astuta como só ela é, foi logo dizendo que era mulher de sete exus,
uma para cada dia da semana, e, com isso, garantiu sua condição de
superioridade e de independência. E não é possível se encontrar poderosas Pombas
Giras comandando vários exus com toda força de comando e inteligência magísticas.
Na verdade, num tempo em que as mulheres eram tratadas como inferiores aos
homens e eram vítimas de maus tratos por parte dos seus companheiros, que só as
queriam para lavar, passar, cozinhar, dar prazer na cama e cuidar dos filhos,
eis que uma entidade feminina baixava e extravasava o “eu interior” feminino
reprimido à força e dava vazão à sensualidade e à feminilidade subjugadoras do
machismo, até dos mais inveterados machistas. Mas sua força, além de complexa,
trouxe confusões a muita gente. Aumentando assim fortemente a homossexualidade
e comportamentos libidinosos nas pessoas. Sendo que o período mais pesado
ocorreu com a passagem de Plutão pelo signo de Escorpião, a qual amplificou
muito a liberdade sexual, mas também trazendo ao mundo o surgimento da AIDS com
muita força destrutiva, a qual vem tirando o sossego da humanidade até hoje.
Pomba Gira foi logo
no início de sua incorporação dizendo ao que viera e construiu um arquétipo
forte, poderoso e subjugador do machismo ostentado por Exu e por todos os
homens, vaidosos de sua força e poder sobre as mulheres. Enganam-se quem pensa
que esta entidade só atua no Brasil. Ela trabalha em todos os continentes sob
variadas formas e com diversos nomes.
Pomba Gira construiu
o arquétipo da mulher livre das convenções sociais, liberal e liberada;
exibicionista e provocante; insinuante e desbocada; sensual e libidinosa, quebrando
todas as convenções que ensinavam que todos os espíritos tinham que ser
certinhos e incorporarem de forma sisuda, respeitável e aceitável pelas pessoas
e por membros de uma sociedade repressora da feminilidade. Mas isso não é nem
de longe benéfico a humanidade, não foi daí que surgiram o adultério,
prostituição infantil, trafico de mulheres ou de drogas, mas foram
amplificados, pela incompreensão das pessoas ao lhe dar com a verdadeira
energia oculta da natureza de Bombogira. Essa é sim uma força muito perigosa.
Conheço vários Pais-de-santo que pagaram caro por usaram exageradamente essa
energia.
Ela foi logo se
apresentando como a “moça” da rua, apreciadora de um bom champagne e de uma
saborosa cigarrilha, de batom e de lenços vermelhos provocantes. Mas esse não é
nem de longe seu perfil verdadeiro. Essa é sim a Senhora ainda em evolução, que
está em busca da luz espiritual. Ela é enxergada assim, porque assim se
apresentam as que trabalham mais próximas do terra/terra. Mas na verdade a
Bombogira já elevada ao posto de Senhora das Encruzas ou Rainha, não deseja nem
necessita desse tipo de oferenda, ele e já um orixá e trabalha pelo equilíbrio
da sexualidade humana.
“O batom realça os
meus lábios, o rouge e os pós ressaltam minha condição de mulher livre e
liberada de convenções sociais”. Vejam nessa afirmação, que se trata de
arquétipo ainda em evolução; que está em luta constante com as regras e que por
isso requer também uma intervenção direta dos médiuns, pois a Umbanda e
Quimbanda se entrelaçam em seus triângulos, sendo que a ajuda precisa ser
mutua.
Escrachada e provocativa, ela mexeu com o imaginário popular e muitos a associaram à mulher da rua, à rameira oferecida, e ela não só não foi contra essa associação como até confirmou: “É isso mesmo”! Mas não se enganem, pois há um segredo oculto por traz de tudo isso que só os verdadeiros buscadores vai compreender. E todos se quedaram diante dela, de sua beleza, feminilidade e liberalidade, e como que encantados por sua força, conseguiram abrir-lhe o íntimo e confessarem-lhe que eram infelizes porque não tinham coragem de ser como elas. No entanto muitos exageram nessa busca pela tal “liberdade”, pois o homem tem a ilusão de que pode fazer o que quiser, mas ele vive debaixo de Leis.
Escrachada e provocativa, ela mexeu com o imaginário popular e muitos a associaram à mulher da rua, à rameira oferecida, e ela não só não foi contra essa associação como até confirmou: “É isso mesmo”! Mas não se enganem, pois há um segredo oculto por traz de tudo isso que só os verdadeiros buscadores vai compreender. E todos se quedaram diante dela, de sua beleza, feminilidade e liberalidade, e como que encantados por sua força, conseguiram abrir-lhe o íntimo e confessarem-lhe que eram infelizes porque não tinham coragem de ser como elas. No entanto muitos exageram nessa busca pela tal “liberdade”, pois o homem tem a ilusão de que pode fazer o que quiser, mas ele vive debaixo de Leis.
Daí coloca para fora
seus recalques, suas frustrações, suas mágoas, tristezas e ressentimentos com
os do sexo oposto. No entanto nem todos conseguem entender qual realmente é a
verdadeira mensagem que essa Senhora nos quer passar. Mas, a todos eles ela
ouviu com compreensão e a ninguém negou seus conselhos e sua ajuda num campo
que domina como ninguém mais é capaz. Sua desenvoltura e seu poder fascinam até
os mais introvertidos que, diante dela, se abrem e confessam suas necessidades.
Mas em meio a tudo isso muitos só conseguem confusão, por que a vêem como uma
simples escrava, que recebe pagamentos nas encruzilhadas e que usara sua magia
para realizar pedidos. Um outro erro notado em quase todas as casas de culto é
o limitado numero de Pombas Giras. Muitos chefes de terreiro só identificam Pomba
Gira com poucos nomes sendo que a mais conhecida é Maria Padilha. Não sabendo
que temos Pombas Giras, do fogo, da água, do vento, das flores etc., e que cada
uma tem uma afinidade, missão e atua num plano de ação muito bem definido.
Passou-se a admirar e
amar esse fantástico arquétipo tão humano e tão liberalizado de sentimentos
reprimidos à custa de muito sofrimento. Pois grande parte da humanidade se
identifica facilmente com ele. Pomba Gira é isto. É um dos mistérios do nosso
divino criador que rege sobre a sexualidade feminina. Critiquem-na os que se
sentirem ofendidos com seu poderoso charme e poder de fascinação. Ela é a
Kundalini Sagrada e em seu estado mais elevado quando se encontra repleta de
Luz, pertence à Corrente Astral de Afrodite, atuando até mesmo como Eros.
Amem-na e
respeitem-na os que entendem que o arquétipo é liberador da feminilidade tão
reprimida na nossa sociedade patriarcal onde a mulher é vista e tida para a
cama e a mesa. Saibam que assim como a mulher não é só para estes afazeres, a Pomba
Gira também não se presta apenas a atender pedidos e realizar desejos. Antes
ela é um desafio que requer de nós compreensão e ajuda-nos a evoluir nossa
espiritualidade por meio de nossos sentimentos.
Com isso feito,
críticas contrárias à parte, o fato é que o arquétipo se impôs e muita gente já
foi auxiliada pelas “Moças da Rua”, as companheiras de Exu. E quem compreendeu
seu verdadeiro sentido e auxilio conseguiu sim evoluir e aliviar o carma.
A espiritualidade
superior que arquitetou a Umbanda-Astrológica sinalizou à todos que não estava
fechada para ninguém e que, como Cristo havia feito, também acolheria a mulher
infiel, mal amada, frustrada e decepcionada com o sexo oposto e não encobriria
com uma suposta religiosidade a hipocrisia das pessoas que, “por baixo dos
panos”, o que gostam mesmo é de tudo o que a Pomba Gira representa com seu
poderoso arquétipo. Mas, a maioria das pessoas não consegue admitir que tenha
uma natureza cheia de defeitos que precisa ser remodelada e amoldada conforme
suas necessidades carmicas.
Aos hipócritas e aos
falsos puritanos, Pomba Gira mostra-lhes que, no íntimo, ela é a mulher de seus
sonhos, mais profundos, intensos e desafiadores, mas também seus pesadelos;
provocando-o e desmascarando seu falso moralismo, seu pudor e seu
constrangimento diante de algo que o assusta e o ameaça em sua posição de
dominador. Por isso muitos se achando melhor que os demais passam a andar com
uma Bíblia debaixo do braço dizendo que somente o Cristo é que importa. E só
porque não trabalha nos sábados, paga o dizimo e vão à igreja todos os dias tem
muita luz no espírito, se tornando uma pessoa sem pecados.
Esse arquétipo forte
e poderoso já pôs por terra muito falso moralismo, libertando muitas pessoas. E
não adianta ficar o tempo todo com a Bíblia na mão achando que se livrou dessa
companhia, pois ele é parte de cada ser humano e se manifesta no sexo, nos
desejos, como também no subconsciente. Certamente se Freud tivesse conhecido
essa força desafiadora ele não teria sido tão atormentado com suas descobertas
sobre a personalidade oculta dos seres humanos. Mas para azar dele e sorte
nossa, a Umbanda tem nas suas Pombas Giras, ótimas psicólogas que, logo de
cara, vão dando o diagnóstico e receitando os procedimentos para a cura das
repressões e depressões íntimas. No entanto, temos infelizmente muitas “Pombas
Giras” involuidas que trabalham em terreiros mal conduzidos que só fazem levar
ao povo muitas confusões e desequilíbrios, muitas vezes irreversíveis. Afinal,
em se tratando de coisas íntimas e de intimidades, nesse campo ela é mestra e
tem muito a nos ensinar, mas quando o ensinamento vem de mãos erradas induzindo
a erros, como tomar o parceiro do próximo, ou jogar maldições, só o que se
encontra é desarmonia.
Seus nomes, quando se
apresentam, são simbólicos ou alusivos. E o pior é que a maioria dos templos só
conhece e trabalha com um numero limitado de personificações. Na verdade existe
uma quantidade quase inumerável de Pombas Giras que trabalham na Linha de todos
os Orixás. E tenham por certo que cada uma delas tem a afinidade perfeita com a
energia cósmica de seu médium. Uma Pomba Gira das Sete Encruzilhadas para uma
pessoa atua diferente para outra conforme o elemento, o signo e o seu poder ou
grau na Hierarquia. Também como os orixás, existem as definições por ciclos,
sendo que umas trabalham na linha vibratória dos Guias, outras com os
Protetores e as mais fortes com os Orixás Menores. Para ter uma noção mais
profundo sobre isso é que eu crie a UMBANDA-ASTROLÓGICA, um método inovador que
estuda com precisão o mapa natal do individuo e tem uma visão mais profunda do
que uma consulta por incorporações.
Que a Senhora Pomba
Gira das Almas, traga luz ao caminho de todos os brasileiros na caminhada e na
busca espiritual, trazendo amor para todos. E o mais necessário prudência!
O simbolismo dos
nomes é típico da Umbanda porque na África, ele não existia e o seu arquétipo
anterior era o de uma entidade feminina que iludia as pessoas e as levavam à
perdição. Já na Umbanda e agora mais aprofundado aos astros na
UMBANDA-ASTROLOGICA, é a configuração astrológica que vale, sendo que a própria
posição das forças astrais apresentadas na hora do nascimento é que contem a
visão da força que representa o lado oculto dos nativos. Assim orienta e ajuda
a todos os que as respeitam e as amam, confiando-lhes seus segredos e suas
necessidades, porque elas podem buscá-la com muito mais precisão e firmeza.
Elas são ótimas psicólogas e podem orientar também nas giras de bons terreiros,
mas nem todos estão aptos a entender seus ensinamentos. Sabemos que são muito
boas psicólogas e se a procurarmos seus conselhos com a mente aberta e o
coração limpo vamos sim encontrar uma resposta. E que psicólogas! “Salve as
Moças da Rua”! No tarô poderemos identificá-la nos arcanos, assim como na
Umbanda-Astrológica, através não de uma só força ou ponto, mas de uma leitura
completa de toda configuração revelada.
Por
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
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