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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sacrifícios



Sendo Deus amor e misericórdia, qual não deve ser sua decepção ao ver a obra mais perfeita de sua criação, o ser humano, a quem dotou de inteligência superior a dos demais seres vivos e de uma alma imortal com a prerrogativa ainda de poder evoluir através das reencarnações, cometer verdadeiras atrocidades contra todo o resto que foi criado? Onde estaria a coerência e a justiça de Deus ao criar os animais para depois ficar indiferente ao fato de vê-los imolados em seu sacrifício? Como imaginar a satisfação dos Orixás, desdobramentos da essência Divina e cujos pontos de força se localizam na própria  natureza, recebendo em oferenda a carne, sangue e vísceras dos mesmos animais que fazem parte da fauna de seus reinos?

Independente de toda discussão sobre a liberdade religiosa e do culto da fé sem restrições, é possível buscar a compreensão para a essência dos rituais que abatem animais em sacrifício as divindades mas que pelo menos consomem a carne durante a celebração, dividindo-a e alimentando todos os participantes. São rituais arraigados em tradições antigas e que tem nestas práticas pontos de fundamentação religiosa. Muito mais difícil porém é o entendimento do ato de sacrificar  dezenas de animais ou aves e deixá-los expostos em vias públicas aguardando a putrefação, juntamente com resíduos de papéis, plásticos e vidro, agredindo a natureza e a sensibilidade de quem não compartilha da mesma crença. Se a muitos de nós espíritos atrasados isto gera constrangimento e piedade, o que se dirá dos espíritos de luz a quem justificadamente se oferece tais sacrifícios alegando-se que os mesmos necessitam desta essência energética?

Será que um espírito da falange de Xangô, cujo machado jamais pende para o lado da injustiça, necessitaria ou teria satisfação em receber em oferenda um animal que teve sua existência bruscamente interrompida antes de cumprir seu roteiro evolutivo? Que coerência haveria em imaginar uma falangeira de Oxum, o orixá do amor e da doçura, se locupletando com a energia do corpo sem vida de um  irmão menor? Ou mesmo um Exu de Lei, cuja escolha foi a  de trilhar o caminho da evolução trabalhando junto a crosta e fazendo o intercâmbio entre os seres humanos e as energias divinas, será que não veria neste sacrifício em seu nome um retrocesso na sua jornada evolutiva?

Porém, não podemos ser hipócritas de condenar tais sacrifícios e depois sentarmos a uma mesa lotada de iguarias constituídas também de animais abatidos para nosso consumo, fazendo-o sem peso nenhum na consciência. Não é porque o abate se destina ao comércio para alimentação das pessoas que deixa de ser mais dantesco aos olhos do plano espiritual. Esta simplesmente é uma justificativa que convém a nós que ainda necessitamos dos fluídos animalizados para saciar nossos instintos atávicos. Mesmo não justificando, o abate para consumo ainda encontra respaldo na sociedade por se tratar de algo absolutamente atrelado aos hábitos dos seres humanos e que para serem alterados requerem essencialmente que cada um passe por uma modificação de consciência, o que certamente requer empenho individual ou tempo para que haja tal reforma de maneira coletiva.

Imaginar que diariamente milhões de irmãos necessitados passam fome e  morrem em virtude da falta de alimentos enquanto  apodrecem ao ar livre as oferendas de animais sacrificados e frutas frescas  que poderiam minimizar o sofrimento de muitos espíritos desafortunados, leva a crer que ainda está havendo uma grande inversão de valores do ponto de vista religioso. Sacrifica-se para agradar aos espíritos, orixás, deuses ou seja lá qual for a energia superior visada e muitas vezes não somos capazes de oferecer um prato de comida ao irmão andrajoso que nos estende a mão suplicante, chegando mesmo a olhá-lo com desprezo e asco. Basta pensar em termos de preceitos do Evangelho para concluir qual destas ações teriam mais reconhecimento por parte da força superior a qual visamos agradar. Realizar ou pactuar da morte de um ser vivo na tentativa de fazer um escambo com o plano espiritual somente nos compromete ainda mais aos olhos da Lei Maior. 

Há quem justifique tais rituais com exemplos do Velho Testamento que mostram um Deus rancoroso e vingativo que exercia sua divindade através do temor que causava nos simples mortais. Relembremos, porém um trecho do Velho Testamento, Livro do profeta Isaias, Cap. 1: “Ouvi, céus, e tu ó terra, escuta, é o senhor quem fala: Eu criei filhos e os eduquei; eles, porém se revoltaram contra mim”. “De que me serve a mim a multidão das vossas vítimas? Já estou farto de holocaustos de cordeiros e da gordura de novilhos cevados. Eu não quero sangue de touros e de bodes”. “De nada serve trazer oferendas; tenho horror da fumaça dos sacrifícios. As luas novas, os sábados, as reuniões de culto, não posso suportar a presença do crime na festa religiosa”.

Este mesmo Deus possibilitou que seu Filho  pelo próprio sacrifício voluntário tentasse atingir os espíritos embrutecidos dos seres encarnados para que o amor ao próximo e a todas as criaturas vivas pudesse aflorar e que seu Evangelho de amor pudesse se perpetuar através dos tempos. Infelizmente nossos espíritos infantis ainda são seletivos em assimilar e vivenciar somente aqueles conceitos que nos são favoráveis e que não exigem maiores privações, as quais certamente resultariam em verdadeiras mudanças e no avanço evolutivo.

Fonte: http://www.triangulodafraternidade.com

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“Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.”

Allan Kardec.

Liga da Justiça Umbandista

Liga da Justiça Umbandista
O Homem de Bem O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça. Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa. O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam. Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor. Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado. É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado." Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera. Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros. Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões. Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram. O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus. Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz. Allan Kardec.